O SPDA e as instalações elétricas adequadas e normatizadas garantem um nível de segurança humana e patrimonial dando confiabilidade em cada etapa produtiva e gerencial às empresas e estabelecimentos.
Para adaptação à essa realidade, seguem algumas explanações para entendimento.

DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - UM FENÔMENO DA NATUREZA

As chuvas são necessárias e benéficas à todo nosso planeta, porém, quando torrenciais formam as tempestades com grande densidade de raios e trovões.

Basicamente, as descargas atmosféricas são um fenômeno da natureza que ocorre através das nuvens carregadas eletricamente e promovem descargas elétricas de altíssima energia.

Um raio pode liberar centenas de megajoules de energia, com extensão de quilômetros e de alta intensidade elétrica.

Sim, mais de 100 milhões de Volts e 60 mil Amperes.

raio

Trata se de um fenômeno atmosférico natural e não podemos impedir que as descargas atmosféricas aconteçam.

Mas é necessário proteger vidas humanas, seres vivos em geral, as estruturas e os equipamentos de forma técnica segura e normatizada.

O QUE PODEMOS FAZER PARA NOS PROTEGER CONTRA AS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS?

Podemos nos proteger contra os efeitos indesejados causados pelas descargas atmosféricas através de consultas às normas técnicas NBR 5419:2015 da ABNT, normas internacionais e/ou procurando empresas de engenharia especializadas que seguem essas diretrizes para elaboração de projetos, documentos técnicos e/ou instalações de SPDA nas dependências da sua empresa ou estabelecimento.

O QUE É UM SPDA?

O SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - como o próprio nome denomina, trata-se de um sistema completo utilizado para minimizar os danos físicos causados por descargas atmosféricas em uma estrutura, e é composto basicamente das seguintes partes:

Sistema Externo

Sistema utilizado para reduzir danos físicos devido às descargas atmosféricas diretas em uma estrutura. É composto basicamente de:

- Subsistema de captação:
Responsável por captar descargas atmosféricas oriundas de irrupções diretas numa estrutura ou edificação.

- Subsistema de condutor de descida:
Responsável por conduzir de forma segura as correntes elétricas causadas pelas descargas atmosféricas diretas numa estrutura ou edificação para a malha de aterramento.

- Subsistema de aterramento:
Responsável por conduzir e dissipar de forma segura as correntes elétricas causadas pelas descargas atmosféricas diretas numa estrutura ou edificação diretamente para a terra (solo).

- Subsistema de equalização de potencial:
Responsável por equalizar os potenciais elétricos de estruturas metálicas próximas ao SPDA de uma edificação ou estrutura.

Sistema Interno

Sistema de proteção para reduzir os riscos de dano permanente de sistemas eletroeletrônicos existentes nas estruturas devido a danos por impulsos eletromagnéticos causados pelas descargas atmosféricas (LEMP). Dentre algumas medidas, podemos citar:

- Subsistema de proteção contra surtos elétricos:
Medida complementar, responsável pela proteção de equipamentos eletroeletrônicos através da adoção de DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos).

- Subsistema de Blindagem magnética e roteamento das linhas:
Medida complementar, responsável por atenuar os campos magnéticos dentro da ZPR, decorrentes de descargas atmosféricas diretas ou próximas à estrutura.

- Subsistema de Equipotencialização na fronteira das Zonas de Proteção contra Raios (ZPR):
Onde uma ZPR é definida, a equipotencialização deve ser providenciada para todas as partes metálicas e serviços (por exemplo, tubulações metálicas, linhas elétricas de energia e de sinal), penetrando na fronteira da ZPR.

raio

PODEMOS CONVIVER COM AS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS?
Sim

PODEMOS SOFRER COM OS DANOS CAUSADOS PELAS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS?
Definitivamente, não!!

PODEMOS E PRECISAMOS NOS PRECAVER CONTRA SEUS EFEITOS!!!

A ENGENHARIA ADEQUADA TEM A SOLUÇÃO ADEQUADA PARA PROTEÇÃO HUMANA E PATRIMONIAL CONTRA OS DANOS CAUSADOS PELAS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS!!!

VEJA ALGUNS DE NOSSOS SERVIÇOS:

  • LAUDO DE INSPEÇÃO DO SPDA CONFORME NBR5419:2015
  • CONSULTORIA DE SPDA CONFORME NBR 5419:2015
  • PROJETO EXECUTIVO DE SPDA/ATERRAMENTO
  • IMPLANTAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE SPDA
  • MANUTENÇÃO PREVENTIVA / CORRETIVA DO SPDA
  • ELABORAÇÃO DO PROJETO E IMPLANTAÇÃO DO SPDA
  • PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE DPS COORDENADOS
  • LAUDO DE INSPEÇÃO RTIA (RELATÓRIO TÉCNICO DAS INSPEÇÕES ATUALIZADAS) PADRÃO NR10
  • CURSOS/PALESTRAS DE SPDA CONFORME NBR5419:2015
  • CURSOS/PALESTRAS DE NR 10

A Engenharia Adequada possui equipe técnica especializada para oferecer soluções através de estudos, projetos e instalações garantindo de forma satisfatória na gestão e lucratividade produtiva adequada à cada perfil de cliente.

Envie uma Mensagem, nossa equipe
está à sua espera!

Entre em contato e faça um orçamento ou tire suas dúvidas! Respondemos em até
24 horas.

NÃO ESPERE O PIOR ACONTECER!!!

Proteja sua fábrica, indústria, empresa, residência ou seu estabelecimento contra os efeitos nocivos das descargas atmosféricas.

APLICAÇÃO DO SPDA EM EMPRESAS DE DIVERSOS SEGMENTOS

NR-10

Desde fases de geração de energia, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção e montagem, operação e manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades a NR-10 estabelece requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir saúde e segurança das instalações elétricas e serviços com eletricidade.

O QUE FAZER PARA SE ADEQUAR À NR10?

Qualquer intervenção, projeto, laudo, registro e/ou implantação nas instalações elétricas da sua empresa ou estabelecimento, deverá atender aos requisitos da NR-10, as normas técnicas pertinentes tais como da ABNT e na ausência destas, as normas internacionais.

É MELHOR PROCURAR UMA EMPRESA ESPECIALISTA

Por se tratar de um assunto técnico e de extrema responsabilidade, procurar empresas especializadas de engenharia que seguem essas diretrizes é a segurança para obter melhores orientações na elaboração de documentos técnicos e/ou instalações relativas à NR-10 nas dependências da sua empresa ou estabelecimento.

A ENGENHARIA ADEQUADA dispõe de Equipe Técnica com profissionais especializados, habilitados, qualificados e experientes para elaboração e implantação dos trabalhos relativos ao SPDA/Aterramento e de NR10 com atendimento em todo o território nacional!

VEJA A LISTA COMPLETA DE TODOS OS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS EM SPDA E NR-10

raio

LAUDO DE INSPEÇÃO DO SPDA CONFORME NBR5419:2015

Elaboramos, através de equipe técnica qualificada e especializada, laudos de conformidades referente às inspeções dos subsistemas que compõem o SPDA e Sistema de Aterramento da sua instalação baseados na NBR5419:2015 e demais quesitos da NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

raio

CONSULTORIA DE SPDA CONFORME NBR 5419:2015

Elaboramos, através de equipe técnica qualificada e especializada, relatórios técnicos referentes ao SPDA no seu estabelecimento com expectativas de melhorias na proteção humana e patrimonial visando o custo benefício de implantação e retorno produtivo/financeiro.

raio

PROJETO EXECUTIVO DE SPDA/ATERRAMENTO

Elaboramos, através de equipe técnica qualificada e especializada, projetos executivos de SPDA/Sistemas de Aterramento e de proteção contra surtos elétricos (DPS coordenados) para equipamentos eletroeletrônicos das instalações da sua empresa baseados na NBR5419:2015 da ABNT, NR10, NR12 do MTE e demais normas técnicas vigentes, com técnicas de análises de riscos, memoriais descritivos, memórias de cálculos, detalhamento e lista de materiais com alto padrão de qualidade, especificações e detalhamento técnicos exigidos.

raio

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE SPDA

Executamos os trabalhos de implantação do projeto de SPDA com Equipe de Instalação e de Projeto/Supervisão habilitadas, capacitadas, altamente qualificadas e especializadas com fornecimento de materiais, equipamentos, ferramentais e demais logísticas necessárias garantindo confiabilidade e garantia dos serviços e materiais aplicados nas instalações.

raio

MANUTENÇÃO PREVENTIVA/CORRETIVA DO SPDA

Executamos os trabalhos de manutenção preventiva/corretiva através de Equipes de Instalação e de Projeto/Supervisão habilitadas, capacitadas, qualificadas e especializadas com fornecimento de materiais, equipamentos, ferramentais e demais logísticas necessárias garantindo confiabilidade e garantia dos serviços e materiais aplicados nas instalações.

raio

ELABORAÇÃO DO PROJETO E IMPLANTAÇÃO DO SPDA

Executamos, a título de turn key com competência e qualidade os trabalhos de elaboração de projetos e de implantação dos projetos de SPDA com Equipes de Instalação e de Projeto/Supervisão habilitadas, capacitadas, altamente qualificadas e especializadas com fornecimento de materiais, equipamentos, ferramentais e demais logísticas necessárias garantindo confiabilidade e garantia dos serviços e materiais aplicados nas instalações.

raio

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE DPS COORDENADOS

Executamos os trabalhos de projeto com especificação e implantação de DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos) coordenados e supressores de surtos elétricos para equipamentos eletroeletrônicos da sua fábrica, indústria, empresa, residências e demais estabelecimentos com especificação e qualificação através de Equipes de Instalação e de Projeto/Supervisão habilitadas, capacitadas e especializadas com fornecimento de materiais da infraestrutura, módulos protetores, equipamentos, ferramentais e demais logísticas necessárias garantindo confiabilidade e garantia dos serviços e materiais aplicados nas instalações.

raio

LAUDO DE INSPEÇÃO RTIA (RELATÓRIO TÉCNICO DAS INSPEÇÕES ATUALIZADAS) PADRÃO NR10

Elaboramos com competência e objetividade os trabalhos de inspeção das instalações elétricas da sua empresa ou estabelecimento atendendo plenamente aos requisitos impostos pela NR10 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e demais normas técnicas vigentes.

CURSOS E PALESTRAS DE SPDA CONFORME NBR5419:2015

raio

Ministramos cursos e palestras referentes ao entendimento da nova NBR5419:2015, baseada na norma internacional IEC62.305:2010 para orientações dos projetos, instalações e manutenções do SPDA na sua empresa ou no nosso próprio estabelecimento. Ao final do curso será emitido certificado de conclusão do curso com carga horária.



Confira a ementa do curso:

  • NBR 5419-1 – Proteção contra descargas atmosféricas – Parte 1: Princípios gerais.
    - Estabelece os requisitos para a determinação de proteção contra descargas atmosféricas e fornece subsídios para o uso em projetos de proteção contra descargas atmosféricas.
  • NBR 5419-2 – Proteção contra descargas atmosféricas – Parte 2: Gerenciamento de Risco.
    - Estabelece os requisitos para análise de risco em uma estrutura devido às descargas atmosféricas para a terra, fornecendo procedimento para a avaliação de tais riscos e escolha das medidas de proteção adequadas ao limite tolerável.
  • NBR 5419-3 – Proteção contra descargas atmosféricas – Parte 3: Danos físicos a estruturas e perigos à vida.
    - Esta parte da norma estabelece os requisitos para projetos, instalações, inspeções e manutenções do SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – protegendo a estrutura contra danos físicos e proteção de seres vivos contra lesões causadas pelas tensões de toque e passo nas vizinhanças de um SPDA.
  • NBR 5419-4 – Proteção contra descargas atmosféricas – Parte 4: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.
    - Esta Parte da norma fornece informações para o projeto, instalação, inspeção, manutenção e ensaio de sistemas de proteção elétricos e eletrônicos (Medidas de Proteção contra Surtos ─ MPS) para reduzir o risco de danos permanentes internos à estrutura devido aos impulsos eletromagnéticos de descargas atmosféricas (LEMP).

CURSOS E PALESTRAS DE NR 10

raio

Ministramos cursos e palestras referente ao entendimento da noma regulamentadora NR 10 do MTE (Ministério do trabalho e Emprego) abordando aplicações, temas, discussões para orientações dos projetos, instalações e manutenções em trabalhos com eletricidade na sua empresa ou no nosso próprio estabelecimento. Ao final do curso será emitido certificado de conclusão do curso com carga horária específica.



Confira a ementa do curso:

  • Objetivo e campo de aplicação
  • Medidas de controle
  • Segurança em projetos
  • Segurança na construção, montagem, operação e manutenção
  • Segurança em instalações elétricas desenergizadas
  • Segurança em instalações elétricas energizadas
  • Trabalhos envolvendo Alta Tensão (AT)
  • Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores
  • Proteção contra incêndio e explosão
  • Sinalização de segurança
  • Procedimentos de trabalho
  • Situação de emergência
  • Responsabilidades
  • Disposições finais
  • Anexo I – Primeiros Socorros
  • Anexo II – Zona de Risco
  • Anexo III - Treinamento - curso básico - segurança em instalações e serviços com eletricidade

FAÇA NOS UMA CONSULTA, SEM COMPROMISSSO PARA ENTENDIMENTO, ESCLARECIMENTOS E ORIENTAÇÕES SOBRE O QUE FAZER E COMO FAZER.

A ENGENHARIA ADEQUADA, ATRAVÉS DE PROPOSTA TÉCNICA / COMERCIAL OFERTA O SERVIÇO COM SOLUÇÃO ADEQUADA E AJUSTADA ÀS SUAS REAIS NECESSIDADES!